ARTE CORREIO

virei curador, ou melhor: assim como estou professor, estarei curador. estarei curando as galerias do sergio porto por um periodo de dois anos, a começar em março de 2010.
a grana é curtíssima, vamos ter que fazer milagre. a boa noticia é que quem tem amigos tem tudo.
a lista ja conta com nomes como arthur leandro, aymbere cesar, edson barrus, jarbas lopes, laura lima, rubens pileggi, jimson vilela, e cep 20000. (o guga e o de la roque eu ainda não convidei)
o texto bem informal, tipo um release vai aqui (ou melhor: la em baixo em letra menor):

hoje (dia 11-12 2009) teve lançamento da revista arte ensaio, na cinemateca do mam do rio. teve um papo otimo com o paulo bruscky e depois do que eu ouvi la tive que repensar varias coisa e não podia deixar de mexer nesse post da arte correio.
não vou mentir que desde o começo ele, sua obra e sua atuação no mundo da mail art, era a inicial inspiração para esse pojeto.
a palestra foi fantastica e o paulo deu um banho de transparencia e simpatia. incrivel as informações que o cara tinha para dar, muita novidade sobre mail art, fluxus, conceitual e acima de tudo sobre o fazer artistico e como muitos artista são egocentricos e babacas. o que não é o caso dele. espero que não seja o meu, pelo menos na maior parte do tempo.
depois vou pensar um pouco mais e falar dos desdobramentos que esse papo vai dar ao meu projeto para o sergio porto.
teve tambem uma anedota que ele contou sobre esse coisa de copyright e copyleft, que é simplesmente hilária. antes do papo foram projetados filmes e videos (alguns que eu ja conhecia como o da escadaria com os nomes, o do retrovisor do carro e alguns outros...) e logo no começo de sua fala, o paulo disse que aquele CD podeira ficar com os organizadores ou com o proprio camilo guardar no mam, que ele sempre que mostra esses videos, doa-os para o evento que exibe.
aí ele lembrou que uma vez estava dizendo isso, que gostaria de doar o CD para o evento, não me lembro se era são paulo... o caso é que a anna bella geiger estava na plateia e se levantou, dizendo: "olha, paulo, eu sou contra essa tua atitude, por que os meus filmes eu vou deixar de patrimonio para os meu netos" e o paulo respondeu a ela: "o que voce tem contra os seus netos?" (hahahaha), explicando melhor: acho que ele quis dizer que se voce escolheu utilizar um meio de comunicação em massa, fica meio fora de proposito querer tratar esse trabalho sobre um prisma tradicional, como uma obra de arte que se encerra num objeto,, como uma escultura por exemplo. e isso me fez repensar muita coisa, como por exemplo minha postura em relação e arte publica, a performance é claro como me colocar tambem em relação as documentações de tais tipos de trabalho. ou seja: o papo foi um banho de energia para começar o ano com os dois pés direitos. me deu muita vontade de ir a recife, ver a galera, comer sarapateu e deu saudade do lourival cuquinha tambem, que tem o mesmo tipo de humor debochado do paulo bruscky. paulo. ja curtia teus trabalhos, agora virei teu fã!
beijos, gente da arte.


ARTE CORREIO


Um recorte curatorial dedicado a trabalhos conceituais/mail art. Uma galeria recebendo obras-instruções pelo correio. Uma série de regras a serem seguidas pelos artistas convidados para o envio das obras, direções, instruções a serem seguidas, como num jogo. Artistas do Rio, assim como das partes mais distantes do pais, ou de fora, teriam, necessariamente, que utiliar o serviço dos correios como veiculo para o trabalho.
Assim surgiu a idéia para arte correio, quando eu fui convidado pelo coletivo improviso, do Enrique dias, a curar as exposições nas galerias do sergio porto. No inicio a motivação era didática: desfazer antigos mal entendidos sobre o que é, e o que não é arte conceitual, mas a tarefa logo se mostrou muito mais complicada do que eu inocentemente imaginava. Num segundo momento surgiu a vontade de criar parâmetros arbitrários que colocariam artistas de diferentes gerações, momento na carreira, poder de realizacão e localiação geográfica, em pé de igualdade, ainda que circunstancialmente. Tanto um artista que reside em rondonia, com uma carreira iniciada ha mais de trinta anos, quanto um estudante de arte carioca, que ainda não fez eposição alguma, começam o jogo da mesmo forma, ou seja, com o tabuleiro arrumado da mesma forma.


REGRAS DO JOGO

1 o pro-labore é depositado na conta do artista
2 o artista produz ou planeja sua obra
3 o artista produz uma lauda de texto/desenho
4 o artista envia sua obra ou instrução pelo correio
5 o artista envia o texto/entrevista/desenho de uma lauda por e-mail
6 o curador imprime 1000 fotocópias do texto
7 o curador monta a exposição com a obra e as fotocópias
8 inauguração

Nenhum comentário:

Postar um comentário