Hayden Kennedy interview about compressor route, Cerro Torre

http://enormocast.com/tag/compressor-route/http://enormocast.com/tag/compressor-route/

resenha primeira parte da entrevista:


ele realmente parece não entender por que um monte de gente ficou irada com a remoção dos grampos.
é uma coisa típica de americano, totalmente prepotente, que acha que tudo que vem deles é melhor e o que os outros fazem é sempre uma merda. mas essa caracteristica americana traz junto uma coisa inocente por que eles acreditam nisso de verdade, que estão fazendo a coisa certa, que o mundo precisa deles, a policia do mundo. eles acham que é uma coisa puramente nacionalista, da parte de nós pobres chicanos, por que eles são gringos (green go!) e nunca se questionaram o que aconteceria se alguém alterasse as proteções de qualquer via clássica dos alpes, dolomites, leste europeu, grã-bretanha, yosemite, squamish, seja retirando grampos ou acrescentando, o que aconteceria? acho que a reação não ia ser tão diferente do que rolou no chaltén. bate um grampo em elbsandstein pra ver!
o entrevistador ainda diz que as pessoas de el chaltén que perseguiam os "coitados" pela cidade não tem nem idéia do que é uma proteção fixa e para que serve. num lugar frequentado por escaladores de todo o mundo e cheio de residentes que escalam isso me cheira a ignorância e xenofobismo grau maximo. é a mesma coisa dizer que argentino é tudo burro, mesmo sendo escalador não tem idéia do que é uma chapeleta. na verdade os grampos do compressor eram grampos de 1/4 de polegada forjados em aço macio.
o que maestri faz foi uma atrocidade (podemos discutir sobre o estilo de maestri) e os grampo "tinham" que ser retirados, eles foram "os escolhidos" para tal tarefa divina. os deuses da escalada tinham decidido.
o rato, baltazar, é citado como o ultimo a escalar o compressor com os grampos e depois conta que els deixaram os grampos nas paradas por que essa é a linha de rapel normalmente utilizada e por que não podiam deixar os brasileiros sem ter como descer.  e rarararara riem um montão. ridicularizam a velocidade deles dizendo que o que eles tinham feito em 13 horas by fair means (podemos discutir isso também) os brazucas levaram três dias, e rararra...brasileiro é ruim de rocha!!! rarararara!
eu estou mais para o jim bridwell  que apesar de não curtir o estilo diretíssima, so do i, nem tão pouco o linha de grampos do maestri, achou um absurdo a prepotência dos fedelhos e diz algo assim: se você quer aventura de verdade, vai procurar seu próprio first ascent, sua propria conquista e não ficar querendo ficar famoso se metendo na via dos outros, numa história que não te pertence. que merda passou na cabeça desses malucos?
 moleques mimados do caralho! alguem teve a ideia, não teve coragem de mandar e botou pilha nos malucos. alguém.
tavam querendo aparecer sim, ganhar mais patrocinadores!
virar celebrity!


resenha segunda parte:

quais são os argumentos contra arrancar os stubai 1/4 pol da via do compressor:
eles não sabem citar nenhum, nem lhes passa pela cabeça nenhum motivo. muito elucidante parte do papo. mais uma vez ele realmente acredita que os grampos não deveriam estar la e eles eram os caras que podiam arrancar.
depois eles discutem o significado de fair means, by rolo garibotti. (ou não...) muito discutível.
eles cliparam 4 grampos do salvaterra e 2 do maestri. fora as paradas.
ele chove no molhado falando que o maestri evitou os sistemas de fendas e bateu 400 grampos na parede lisa. isso além de um erro é um pecado que não pode ser pedoado e deve ser apagado da história, pelos hérois vingadores. o caso não é se eles cliparam os grampos ou não. a lynn hill não arrancou os grampos da the nose por que ela tinha liberado a via. até por que era um classico. assim como o compressor.
bla bla bla, então surge o assunto da votaçnao de 2007. eles falaram que foi feita durtante uma janela de tempo bom e os escaladores estavam todos nas parede, que não havia escaladores votando aquele dia. disseram que o maestri teve o direito de ir la e bater 400 grampos e eles tem o direito de ir la e arrancar 100, por que você pode fazer o que quiser na montanha. a democracia nunca existiu na escalada. então quando eu for escalar no canadá eu posso fazer o que eu quiser?
ele diz que não fez nada pela fama.
bullshit.


Nenhum comentário:

Postar um comentário