POR QUE OS SITES "DE ESCALADA" NO BRASIL SÃO TODOS UMA MERDA?

antes de tudo eu queria dizer que eu não tenho a menor intenção de me tornar um dia um colunista de escalada. esse blog aqui é como se fosse meu caderno de notas, onde eu acumulo artigos dos outros, posto fotos curiosas roubadas da web, algo de sacanagem chic (espero) e coisas sobre arte, foto, vida ao ar livre e nomadismo e é claro comida, pensamentos imperfeitos e etc... mas eu volto a pergunta que dá titulo a essa postagem, ou melhor: bostagem. POR QUE OS principais SITES BRASILEIROS que se dizem especializados em montanha, SÃO todos sem exceção UMA MERDA absoluta? que alguém queira viver ou fazer uma grana com um site ou blog, Ok, eu entendo. mas o que fica parecendo pra mim é que são pessoas que não conhecem tanto assim sobre o que elas se propõem a escrever sobre e já querem (gananciosamente) ganhar com propagandas, clicks no google e possíveis alunos desavisados. pessoas que não tem a mão calejada da rocha, o sangue no olho para trepar uma montanha de verdade. os artigos são claramente re-interpretações pioradas e as vezes mal compreendidas de noticias e artigos em geral que vieram de sites gringos super batidos. por que ler essa merda se qualquer um pode visitar e ler em primeira mão a noticia na fonte? eu resolvi escrever esse texto com minha falsamente humilde opinião só para criar uma reflexão sobre as influências do que se publica na internet sobre montanha e escalada tem, ou podem ter, entre os escaladores com pouca experiência mas ávidos por comer pedra e possíveis consequências. tem toda uma geração de escaladores por aí que são orfãos de referências sólidas e acreditam no que "os que sabem" falam. e muitas vezes esses doutores sabe-tudo por aí sabem pouco ou quase nada de subir uma montanha bonita e ver o mundo lá de cima e vivem cagando regra por aí. e o outro motivo por que eu quis parar e escrever isso aqui é que esse povo faz parecer que os escaladores hoje em dia são uns bundões, uns caretas todos corretinhos, bastante fascistas e preconceituosos e não os vagabundos iluminados que sempre foram os verdadeiros escaladores: malucos, mas ao mesmo tempo com o mais profundo conhecimento prático de montanha, gente que fareja a linha parede a cima, que pode sentir o cheiro do cume já nas últimas enfiadas e que pertence realmente às montanhas. Silvio Mendes, Alexandre Portela, Sérgio Tartari, Giovani Tartari, Bito Mayer e outros... talvez não sejam gente como eu e você. mas vamos admitir: esses "vagabundos" loucos são os que devem ser consultados para questões relevantes que um dia você venha a ter e não esses blogueiros de merda que atiram para todos os lados cheios de opiniões vazias e sites que são pretensas fontes de informação segura mas na verdade servem com propósitos de auto-promoção de seus autores pseudo escaladores e donos da verdade. que ensinam non sense nos seus cursos de rocha e gelo (pasmem) e criam "escaladores" que mais parecem zumbis na montanha. sem mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário