PALESTRA TEATRO ARENA













CAPACETE E BIENAL DE SÃO PAULO

apresentam:

as palestras de

Ducha
e
Jean-Pascal Flavien

e a proposta/projeto de

*Santiago Garcia Navarro

com

Final de Temporada

* Santiago García Navarro apresenta Final de Temporada, projeto em desenvolvimento definido como um ensaio expositivo-literário, cujo foco reside na exploração de certas iconografias da cidade de Mar del Plata. O ensaio é composto de uma série de trechos e fragmentos de obras de diversos tipos, elementos iconográficos que possuem um poder evocativo sobre aquela realidade, sem constituírem nenhuma menção explicita sobre a mesma. Santiago destaca que o projeto está sendo desenvolvido lentamente ao redor de seu interesse por situações que estejam em uma espécie de “fora de campo” e que permitam uma forma de atenção ampla sobre aquele contexto, ativando possíveis estados reflexivos sobre o mesmo.
Mar del Plata ocupa o lugar central no imaginário argentino ligado ao verão, e sua função fundamental como balneário se constituiu juntamente com o surgimento do verão como invenção social. Santiago aponta para a cidade como um contexto criado para encarnar certas experiências ligadas ao veraneio, dando forma a um imaginário de verão através das projeções de identidades sobre o território, que ao fixarem-se como construções urbanas e estruturais perduram até hoje. A dicotomia entre os movimentos demográficos das temporadas de verão e inverno que caracterizam também a cidade guiam uma observação sobre alguns efeitos colaterais que geram fenômenos de saturação icônica no tecido urbano. Esta atenção à dimensão construída, seus respectivos usos e a produção de modos de vida geram leituras destes enquanto índices culturais, antropológicos e sociais. O inverno real, caracterizado ali como um vazio urbano temporário, é contraposto à saturação do verão, compondo um vasto ciclo de fluxo e refluxo de situações sociais e signos urbanos.
Neste contexto, interessa a Santiago rastrear uma imagem: a de Mar del Plata invernal. Esta é uma imagem de difícil acesso, dupla, sobreposta e mesmo perdida. Mas não importa referir-se ali a um tema explícito, mas sim ir em busca de uma idéia e de uma imagem que, sabendo não existir, exige sua própria reconstrução, e cujo resultado configura a própria constituição de uma mensagem ligada a este ato. Santiago aponta para uma espécie de revisão histórica e social dos desenvolvimentos estruturais e subjetivos que criaram esta situação de sobreposição entre os imaginários de verão e inverno da cidade, configurando sua dupla condição. Diversos aspectos narrativos de um imaginário de classes contraditório e visível apenas nos interstícios e fragmentos de obras e iconografias integram sua pesquisa, contando com imagens de mansões, chalés, pequenos hotéis populares e edifícios turísticos, direcionando-se também a registros de fluxos sociais históricos (formas de ver, de escrever, de vestir, de se apresentar aos outros), que se conectam a estórias locais.
Final de Temporada constitui-se como a reinterpretação de produções visuais, teatrais, arquitetônicas, audiovisuais, musicais e textuais de múltiplas proveniências, informadas por e a partir da noção de inverno, mas produzidas na cidade balneária. O projeto propõem-se como a reconstrução de uma paisagem urbana e antropológica, ao mesmo tempo real e mental, que estabelece um certo tipo de ‘dobra temporal’ que aborda reflexões e comparações visuais informadas por um olhar sobre uma realidade que toca, sem ser totalmente explícito, diversas formas de registro cultural evocativas de uma ambígua realidade social.

Beto Shwafaty

A mostra ficará em cartaz até o dia 14 de agosto. Segundo andar do Teatro Arena.

na quarta-feira, 14 de julho 2010 às 20 horas

Entrada gratuita

no Teatro Arena
Teatro Arena
R. Dr. Teodoro Baíma, 94 / São Paulo
às 20 h
Perto do metrô República, final da Av. Consolação

----------------------

Jean-Pascal Flavien nasceu em 1971. Depois de completar seus estudos em arte na França, viveu em Los Angeles, com temporadas frequentes no Rio de Janeiro, e desde 2004 vive em Berlim. Seu trabalho articula várias práticas, principalmente arquitetônicas, publicação de livros e performance, combinadas com outras mídias, tais como vídeo e desenho.
Experimentos arquitetônicos em escala real têm sido o principal foco. Alguns projetos, realizados até agora, são: "Viewer", em Maricá, perto do Rio de Janeiro, em 2007; "No drama house" em Berlim, no jardim da galeria Giti Nourbakhsch, em 2009; e "Two persons house", uma casa para A e B, que está sendo realizada em São Paulo. Todos estes projetos estão intimamente relacionados à editora Devonian press, uma gráfica que fundou com Julien Bismuth em 2005 in Rio de Janeiro.
Entre as exposição que participou estão a Biennale de Lyon 2007; Capacete Micro-State na galeria Friederich Petzel em 2008, Nova Iorque; Art Statement na ArtBasel 2008; Characters, Figures and Signs na Tate Modern, Londres, 2009; Projections, na Carré d'Art em Nîmes em 2009.
É representado pela galeria Catherine Bastide em Bruxelas.

----------------------

Ducha (1977)
Artista contextual e curador independente. Vive e trabalha no Rio de Janeiro.
Atua em campos diversos como: performance de duração estendida, arte pública, teatralidade/interatividade e estilo de vida outdoors. Investiga formas de realização e documentação das ações, tendo produzido diversos projetos em parceria com o Capacete entretenimentos nos últimos dez anos.

----------------------

Santiago García Navarro é escritor, crítico de arte, profesor de Historia del Arte Latinoamericano en la Universidad Di Tella (Buenos Aires). Miembro de los colectivos "Ensayos en vivo" y "El amor está raro"

----------------------

Palestras realizadas no programa CAPACETE/29a Bienal de São Paulo

10/03 – SP 2.2.3 - Anri Sala
11/03 – SP 2.3.5 - Jeremy Deller e Amilcar Parker
24/03 – SP 2.4.8 - Cristine Ribas e Wouter Osterholt & Elke Uitentuis
14/04 – SP 2.5.12 – Daniela Casto, Inti Guerrero, Luisa Duarte e Sarah Farrer
28/04 – SP 2.6.13 – Renata Lucas e Carlos Bunga
29/04 – SP 2.7.15 – Milton Machado e Martin Beck
12/05 – SP 2.8.17 – Santiago Garcia Navarro e Carla Zaccagnini
26/05 – SP 2.9.20 – Teresa Riccardi e Julia Rometti&Victor Costales
02/06 – SP 2.10.27 – Rina Carvajal, Moacir dos Anjos, Agnaldo Farias, Chus
Martínez, Yuko Hasegawa, Fernando Alvim e Sarat Maharaj
22/06 – SPE 3.11.4.31 – Raquel Garbelotti com Ismail Xavier, Cauê Alves e Ilana Feldman
24/06 – SP 2.12.33 – Jimmie Durham e Maria Teresa Alves

------------------------

Propostas de projetos para o segundo andar

24/06 – SP 4.1 - Wouter Osterholt & Elke Uitentuis

----------------------

Programação na residência São Paulo / Programa 29a Bienal de São Paulo

01/05 - 30/06/2010 – Kasper Pederson (Copenhagen/Nova York)
01/03 - 30/06/2010 – Santiago Garcia Navarro (Buenos Aires)
01/07 – 30/07/2010 – Ducha (Rio de Janeiro)
01/07 – 30/10/2010 – Jean-Pascal Flavien (França)

----------------------

Atualmente em residência no Rio de Janeiro / Programa 29a Bienal de São Paulo

01/06 - 30/09/2010 – Adria Julia (USA/Barcelona)
01/07 – 30/09/2010 – Louidgi Beltrami (França)
01/07 – 30/09/2010 – Elfi Turpin (França)
01/07 – 30/09/2010 – Tamar Guimarães (Minas Gerais/Dinamarca)

------------------------

CAPACETE tem novo site: www.capacete.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário