Pedra do Baú
Não sei nem por onde começar… eu sempre tive uma imagem do baú, uma pedra pequena se comparada com as paredes que temos no rio, que quando eu cheguei na base, nas bananeiras se mostrou incrivelmente mentirosa: a parede da face norte é imponente e a cabeça do cão dá um visual de si-fiction fantastico.
bom, fui de ônibus de sampa. cheguei la as 7 da noite com um friozinho mais forte do que eu esperava. dei sorte e acabei batendo papo com o bele que faz crashpad e ressola e ele me colocou em contato com o braga. o bruno cabeca e o silvio coisinha tinham me indicado o braga para escalar. todos me disseram que era longe para ir a pé, mas eu fui indo.
no caminho ranguei no tio giuseppe, um italiano que tem bem na estrada. foi do caralho o rango e o preço super honesto.
de la peguei carona com um casal de escaladores (arthur e eu não me lembro o nome dela) que me deixaram na porta do braga: gente finissima, com a fala solta, me recebeu em casa com sua hospitalidade rural e sua cadela pandora, eu so tenho a agradeçer. poderiamos dizer que nós somos do mesmo partido. na mesma noite recebemos umas visitas. beto e luana, caca e sua mulher (to ruim de nome) tiveram la, muita conversa de escalada "que via amanhã?"… eu não conhecia nada mesmo…
no dia seguinte cafe da manhã (…), começamos a andar meio tarde: tamos na base 12:00 com sol fortinho. acreditem, vindo de um carioca tem mais credito.
eu guio a noia de cão (6+), a base é do lado de uma toca, sai num diedrinho miniatura onde voce trabalha as mãos na arestinha meio abaoladinha: parei tres vezes para passar. a verdade é que por mim eu iria começar mais facil, mas a pressão foi boa, melhor guiar um monte de sextos mixto, recem conquistados, meio sujinho mas lindissimos do que as normais engarrafadas e cheias de grampos e chapas. a via é do beto (pavani) e depois da saida vai pra direita, não botei nada, vai mais e aí chega na chapa. ufa! não protegi por que achei mais dificil parar, escolher, colocar, do que simplesmente tocar para a chapa que eu via para a direita. depois de um platozinho a via fica em pe e as agarras viram regletinhos e os pes querem quebrar. depois domina-se para um positivo e segue-se 30 metros de 3 grau não pode cair.
linda via. imendamos na gregos e troianos: linda também. uma ode aos friends offset. sai num tetinho em fator 2 onde da pra proteger, mas se exagerar vai ficar sem espaço pras mãos, domina meio pra direita, sai numas chapas antes de ir pra uma fendinha meio cega que ja derrubou varios escaladores e eu guiei mais uma vez o sexto. coloquei um camalot numa parte paralela da fenda e depois so offset. me apaixonei por esses friends do braga, no rio e em salinas deve ser do caralho! eu amo wild country, tenho que admitir. depois partimos para cresta e a normal para o cume, a jato.
no segundo dia o plano era fazer os tres cumes no mesmo dia iamos começar pela ana chata com a via pepe legal. linda! primeira enfiada limpa e a segunda era o filé. depois de ter guiado os sextos no primeiro dia eu queria deixar as partes mais dificeis pro braga e o segundo esticão ele guiou. uma das melhores linhas que eu ja escalei. dali afrancesamos para a peter pan e cume1! mas eu volto pra guiar...
descemos a cara sul da ana chata e fomos para a col do baú. ali foi tambem cresta e normal para fazer cume 2 rapido e ir pro bauzinho. no bauzinho escalamos a fenda meia lua com direito a quedinha e tudo. passei com dificuldade o sext sup,
caí uma vez antes de conseguir. depois de dois meses parado foram dois dias bem intensos. ja tava sem aquela pressão de subir os pes e fazer oposição MESMO, com os pes meio no liso. no finalzinho rolou um solo, que para mim foi a vista, da normal do bauzinho, 3 grau e cume 3! com direito a massagem nas costas e tudo! la rolou um relax com o brother (mais um nome esquecido) e a larissa, a massagista do braga.
por do sol especial e casa! rango mineiro na pousada (será que isso foi no dia anterior? acho que sim...) e voltei pra sampa de carona com beto e luana. seis da manhã de segunda tava chegando em casa no copan.
obrigado a todos e beijos
(eu volto, um dia eu volto)
hahahha...depois de 4 anos que eu vejo essa materia... massa demais!!!! abraço.;;;braga
ResponderExcluir