avião que bateu no pão de açucar em 82

16 de novembro de 1982 um avião Bandeirante da FAB bateu na face norte do pico do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro. O acidente, que aconteceu pouco depois da decolagem, deixou quatro mortos.
foto dos destroços: flavio daflon

13 comentários:

  1. Na época servia no IV COMAR e participei de Guarda Fúnebre, pois o piloto da FAB foi sepultado no Cemitério do Araçá, SP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha 12 anos e a família da minha Mãe morava no Forte São João. Eu lembrava disso . Então agora resolvi procurar . Se não me engano foi no Sábado a noite .

      Excluir
  2. Alguém sabe quais o nomes dos 4 mortos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu pai estava nesse avião porém ficou no Rio. Ao decolar, rumo a São Paulo, o aviâo colidiu com o Pão de Açúcar. Reis e Demartini era o nome dos pilotos militares. O jovem sgt. Mecânico de vôo não sei dizer o nome.

      Excluir
  3. Eu era comissário da Varig, estava no aeroporto Santos Dumont e vi acontecer logo apoós a colizão atraido pelo estrondo. Foi chocante.

    ResponderExcluir
  4. Ontem eu fiz um treino na Escola de Educação Física do Exército e ainda é bem visível a marca, na rocha, do acidente.

    ResponderExcluir
  5. Os dois pilotos eram Maj.Reis e Maj Demartini.

    ResponderExcluir
  6. O jovem SGT era meu amigo de turma na EEAr, paulista de Piracicaba e se chamava Wagner Wingeter carinhosamente chamado por nós de WW... EM Piracicaba tem uma rua em sua homenagem...

    ResponderExcluir
  7. O nome de um dos pilotos era Heraldo De Martino

    ResponderExcluir
  8. Era aluno da sexta série, com 12 anos a época. Foi num dia comum de aulas,a tarde. Houve um grande estrondo que assustou a todos,, principalmente as meninas-alunas

    ResponderExcluir
  9. Muito triste, eu conheço o esposa do piloto, dona Fátima, mais de 40 anos se passaram, mas a saudade é grande.

    ResponderExcluir
  10. Morava no Edifício São João, dentro do Forte na Urca, por volta das 13h, bem no início do Globo Esporte, esse Bandeirantes C95 da FAB, passou por cima do prédio, pois o pão de açucar estava completamente encoberto por neblina. Quando o piloto percebeu, deu uma guinada a esquerda e cabrou forte, não conseguindo livrar da pedra. A colisão se deu num ponto a esquerda, faltando cerca de 30m para se livrar. Avião bateu praticamente de barriga. Assisti tudo, pois morava na cobertura do bloco D. Depois a repórter Glória Maria fez a reportagem. Um helicóptero boeing chinook que estava em testes no Brasil, ajudou no resgate dos corpos. Pousou no campo da EsEFEx. Willian.

    ResponderExcluir
  11. Eu estudava na Escola Joaquim Nabuco em Botafogo, naquela tarde não teve aula e foi uma galera jogar dupla de praia na areia. Repentinamente um estrondo absurdo e todos nós tomamos um susto danado. Só depois descobrimos o que foi.

    ResponderExcluir